logo RCN
ESPORTE

A trajetória do catarinense que buscará representar SC na elite do surf mundial

  • Divulgação - O surfista Mateus Herdy é ligado a uma família ligada ao esporte

O surfista catarinense Mateus Herdy busca novamente neste ano de 2024, uma vaga na sonhada elite do surf mundial, onde já esteve em algumas ocasiões nos últimos anos. Natural de uma família totalmente ligada ao surf, Mateus é um dos nomes de destaque da atual geração e em seu currículo constam resultados importantes principalmente obtidos nos anos de 2023 e 2024.

A partir do próximo dia 1º de julho, o surfista catarinense segue para uma nova jornada internacional quando disputará a terceira etapa do Challenger Series que acontece na cidade de Ballito na África do Sul.

Mateus Herdy é o atual campeão-geral sul-americano do calendário do Qualifyng Series 2023/2024, resultado que o credenciou para que nesta temporada estivesse novamente classificado para disputar o Challenger Series. A competição dá acesso a primeira divisão da World Surf League no próximo ano.

Até o momento o calendário do Challenger Series de 2024 já realizou duas etapas na Austrália. Herdy conquistou um 17º lugar na etapa de abertura na Gold Coast e um 33o lugar na etapa de Sydney.

No ano passado, o surfista catarinense viveu um ano extremamente positivo e conquistou na Praia Mole em Florianópolis o título da sexta etapa do Dream Tour em um local onde passou boa parte de sua adolescência e tem total relação com a sua história e seu crescimento no surf.

Também em 2023, Mateus chegou a última etapa do ano disputada no mês de outubro em Saquarema (RJ), com chances reais de  se classificar para a elite do surf mundial, porém na ocasião acabou eliminado na etapa oitavas de final e o sonho  ficou para 2024.

Histórico

Com apenas 23 anos completados em janeiro de 2024, Mateus Herdy já soma cinco participações em etapas da elite da World Surf League em sua carreira entre os anos de 2019 a 2022. O melhor resultado, foi na etapa do Corona Open do México em 2021 quando foi terceiro lugar da etapa e durante a campanha eliminou nomes de peso do surf mundial como os brasileiros Ítalo Ferreira e Jadson André, além do americano Griffin Colapinto. A única derrota na semifinal veio no duelo diante do australiano Jack Robinson que venceria a competição naquela oportunidade.

A última competição do surfista catarinense, foi na etapa de abertura do Dream Tour, principal competição do surf brasileiro e na etapa de abertura em Porto de Galinhas (PE), quando foi o quinto colocado.

Pelo Challenger Series, após a etapa de Ballito na África do Sul, a competição realiza outras três etapas que acontecem em agosto em Huntington Beach na Califórnia, setembro em Riberia D`Ilhas em Portugal e a última de decisiva no mês de outubro em Saquarema.

Projeto sobre aborto gera desinformação Anterior

Projeto sobre aborto gera desinformação

Discussões sobre estratégias para fortalecer pequenos negócios do turismo reúne lideranças nacionais Próximo

Discussões sobre estratégias para fortalecer pequenos negócios do turismo reúne lideranças nacionais

Deixe seu comentário