logo RCN
ALESC

Grupo de Trabalho vai levar reivindicações da pesca artesanal a Brasília

  • Giovanni Kalabaide -

Presentes no colegiado representantes da categoria, da Polícia Ambiental e do governo do Estado.

A Comissão de Pesca e Aquicultura se reuniu na tarde desta quarta-feira (20) para formar um grupo de trabalho encarregado de levar ao Ministério da Pesca a pauta de reivindicações dos pescadores artesanais. Presentes no colegiado representantes da categoria, da Polícia Ambiental e do governo do Estado.

Autor do requerimento que propôs a discussão, o deputado Emerson Stein (MDB) afirmou que o GT será formado por intermédio da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura. “A safra da tainha começa no dia 1º de maio, então temos pressa em formar o grupo de trabalho e levar ao Ministério da Pesca, em Brasília, as demandas dos pescadores artesanais de Santa Catarina. Propomos alterações na Portaria 617/22, que trata da pesca de arrasto de praia no litoral catarinense.”

Em tom de desabafo, o vice-presidente da Associação Catarinense de Arrasto de Praia, José Henrique Francisco dos Santos, apresentou um vídeo sobre a crise do setor pesqueiro no país. “Além do aspecto econômico, o arrasto de praia é uma atividade de caráter histórico. O governo federal precisa editar normas claras para evitar conflitos, como o limite de pesca por coordenadas geográficas.”

O dirigente chamou atenção para o artigo 9º da portaria editada pelo Ministério da Pesca. “O pescador que usa o barco três meses por ano e precisa fazer um mapa da produção todos os dias. Uma exigência absurda. O governo federal precisa ouvir os pedidos do pescador artesanal de Santa Catarina.”

O secretário de Estado da Pesca, Thiago Frigo, endossou as palavras de Santos. “O GT vai servir para levar estes temas controversos para discussão em Brasília, como a exigência do mapa de produção mesmo que não tenha havido captura de pescado naquele dia.”

Com o aval da presidente da Comissão de Pesca e Aquicultura, Ana Campagnolo (PL), Emerson Stein informou que o GT será composto por integrantes da Polícia Ambiental, Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura, Federação dos Pescadores de SC (Fepesc) e Associação Catarinense de Arrasto de Praia. O parlamentar representa o colegiado no grupo.

Participaram também da reunião os deputados Camilo Martins (Podemos), Julio Garcia (PSD) e Neodi Saretta (PT).


Audiência debate setor de suinocultura Anterior

Audiência debate setor de suinocultura

Programa de participação popular no destino de verbas parlamentares tem nova edição Próximo

Programa de participação popular no destino de verbas parlamentares tem nova edição

Deixe seu comentário