logo RCN
Conexões

SCGÁS avança na interligação de indústrias neste primeiro semestre de 2024

  • SCGás -

Companhia já registrou interligação de quatro novas indústrias no mês de maio e busca interligar 25 ao longo do ano

A SCGÁS registrou a interligação de nove novas indústrias neste primeiro semestre de 2024, com destaque para o mês de maio que teve quatro novas conexões. Atualmente, a companhia atende 359 indústrias de diversos segmentos em todo o estado. A meta da empresa é interligar 25 indústrias ao longo do ano e que 195 adotem o gás natural energético em seus processos fabris até 2029.

Em maio, o consumo de gás natural pelo setor industrial foi de 1.449.752 m³/dia, representando aproximadamente 89% do volume total distribuído, que foi de 1.632.705 m³/dia em todos os segmentos. Entre as cidades com o maior número de indústrias atendidas pela SCGÁS estão Joinville com 52, Criciúma com 22 e Jaraguá do Sul com 20 unidades.

Os segmentos industriais que mais consomem o combustível incluem a fabricação de cerâmicas, metais, têxteis e vidros. O setor cerâmico se destaca, representando 45% do volume total de gás natural distribuído. Isso se dá principalmente pelos benefícios que o energético traz para as indústrias como uma disponibilização constante do combustível além de uma queima mais limpa, eficiente e estável.

Cerca de 80% dos investimentos do Plano Plurianual de Negócios da SCGÁS estão voltados para o setor industrial e para expansão. No total, isso representa aproximadamente 620 milhões investidos na expansão de sua rede e na interligação de novas indústrias

“A indústria tem também esse papel de ancorar os investimentos da expansão do gás natural, o que acaba contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico de todo estado. Isso porque a partir da expansão até a indústria, que é o maior consumidor, também conseguimos chegar em novos municípios, mais residências, comércios e postos”, explica Rafael Nicolazzi, gerente comercial industrial e veicular. 

A expectativa da empresa é a de que o número de indústrias conectadas continue a crescer, aumentando o consumo de gás natural. Esse crescimento é visto como essencial para fortalecer o setor industrial no estado, proporcionando uma fonte de energia eficiente e sustentável para o desenvolvimento de Santa Catarina.


Altair Silva propõe política pública para prevenção de enchentes em Santa Catarina Anterior

Altair Silva propõe política pública para prevenção de enchentes em Santa Catarina

Após anúncio de redução pela ANTT, tarifa de pedágio continua sem alteração na BR-101 Sul Próximo

Após anúncio de redução pela ANTT, tarifa de pedágio continua sem alteração na BR-101 Sul

Deixe seu comentário