logo RCN
ALESC

ALESC repercute a tragédia do RS e a importância da política de prevenção

  • Solon Soares / Agência ALESC - Na sessão ordinária desta quarta (15), os parlamentares destacaram que SC destinou agentes públicos para auxiliar no enfrentamento das enchentes no RS

A sessão ordinária desta quarta-feira (15) repercutiu a tragédia climática que devastou o Rio Grande do Sul, que até o momento contabilizou 600 mil desabrigados, e mais de dois milhões de vidas impactadas. Os parlamentares destacaram a mobilização solidária dos catarinenses, que estão atuando em todas as frentes em prol do povo gaúcho. 

“Santa Catarina abraçou o Rio Grande do Sul”, destacou o deputado Fabiano de Luz (PT), que chamou a atenção para a migração da população vizinha para o Estado catarinense depois dessa tragédia. O parlamenta também destacou a importante de ajudar o Rio Grande do Sul.  

“Precisamos aprender a tratar o migrante como cidadão que saibamos acolher essas pessoas. A humanidade precisa de mais seres humanos. O Brasil inteiro está unido e Santa Catarina ainda mais ao liderar essa união de esforços, de agentes públicos e voluntários, e fazendo toda a diferença”, comentou o parlamentar.

Ele avalia que vai demandar muito tempo para que o Rio Grande do Sul supere essa tragédia.

Para o deputado Napoleão Bernardes (PSD), tudo o que aconteceu no Rio Grande do Sul mostra uma faceta humana de um coração gigante que se desdobra em fazer o bem, com empatia. “Essa tragédia se transformou em uma demonstração da generosidade humana. Por outro lado, infelizmente, revela o seu lado negativo, de uma minoria de pessoas, que dissemina informações falsas, propaga o ódio e instaura  o caos”, pontuou.

Para ele, na cesta básica para os atingidos, além dos remédios, água e alimentos, deveria ser colocado o rádio à pilha. “As pessoas atingidas estão pedindo o famoso radinho a pilha, que chega com informação, com credibilidade e veracidade, nesse momento de desesperança”, avaliou, destacando a importância do rádio para a vida das pessoas. “Em Santa Catarina, 70% da população escuta rádio”, destacou.
Povo pelo povo

O deputado Fernando Krelling (MDB) parabenizou os voluntários catarinenses que estão mobilizados em prol da população gaúcha. “A solidariedade do povo catarinense é gigantesca e se manifestou, mas o Poder Público estadual também está presente. Em todos os cantos de nosso Estado, tem catarinenses engajados para ajudar o Rio Grande do Sul”, avaliou. “Parabéns a todos os voluntários, bombeiros voluntários de Joinville, a minha equipe, que esteve lá para ajudar também”, disse.

O parlamentar também fez um pedido: “São fenômenos climáticos extremos que estão cada vez mais presentes e recorrentes na vida da população e vejo ainda pessoas brigando por questões políticas. Não vamos usar a tragédia do Rio Grande do Sul para o extremismo político. Os números de desabrigados chegam a 600 mil sendo praticamente toda a população de Joinville”.

O deputado Nilso Berlanda (PL) destacou que a mobilização de Santa Catarina é imensa. “Todos estão empenhados. Nossas 200 lojas também estão engajadas nas doações”, disse.

Fonte: ALESC

Casa dos Oficiais estará mais uma vez presente na Festa do Pinhão, que começa dia 24 Anterior

Casa dos Oficiais estará mais uma vez presente na Festa do Pinhão, que começa dia 24

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em maio e junho Próximo

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em maio e junho

Deixe seu comentário