logo RCN

Blumenau decreta situação de emergência por conta das chuvas

Documento foi assinado e publicado neste sábado (8)

Blumenau decretou situação de emergência por conta das chuvas dos últimos dias. Com a homologação do documento, a prefeitura terá mais facilidade em buscar recursos para atender situações causadas pela enchente, como recuperação de locais atingidos, abastecimento do abrigos e ampliação dos trabalhos de desobstrução de vias.

O decreto foi assinado pelo prefeito Mário Hildebrandt e publicado no Diário Oficial na noite deste sábado (7). A situação das chuvas e a previsão de elevação do nível do rio para as próximas horas fizeram com que ele tomasse a decisão.

Até a publicação deste texto a projeção da prefeitura era de que o Rio Itajaí-Açu atingisse 10 metros às 2h deste domingo (8). A Defesa Civil municipal está atualizando a previsão a cada duas horas. A cota para configurar uma cheia é de 8 metros, por isso a cidade voltou à condição de enchente às 18h, quando a régua marcou 8,08 metros.

Impactos

Entre quarta-feira (4) e o começo da noite deste sábado, a Defesa Civil atendeu 214 ocorrências, sendo 119 de deslizamento, 73 análises de risco, 11 quedas de árvore, oito alagamentos e três destelhamentos.

Entre as principais ocorrências registradas está um deslizamento na Rua Emílio Tallmann, na altura do número 1.045, que segue bloqueando meia pista.

Neste sábado, a prefeitura informou que as aulas nas escolas e Centros de Educação Infantil do municípios estão canceladas na segunda-feira (9).


Blumenau suspende transporte coletivo neste domingo por causa da enchente Anterior

Blumenau suspende transporte coletivo neste domingo por causa da enchente

Comitê Gestor do SC Bem Mais Simples debate resolução que vai facilitar ainda mais a abertura de empresas Próximo

Comitê Gestor do SC Bem Mais Simples debate resolução que vai facilitar ainda mais a abertura de empresas

Deixe seu comentário