logo RCN
CASAN

Casan lança material sobre uso responsável da água no verão

  • FOTO: ASCOM -

No verão, pequenas atitudes como reduzir o tempo do banho e fechar bem a torneira após o uso podem economizar centenas de litros de água

No verão, pequenas atitudes como reduzir o tempo do banho e fechar bem a torneira após o uso podem economizar centenas de litros de água. Reforçando esse pedido, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) lançou um material para redes sociais sobre economia de água na temporada que iniciou na sexta-feira (22).

Confira abaixo as principais atitudes para economizar água:

Banhos curtos

É natural que o banho seja também um momento de prazer e relaxamento, mas ter consciência sobre o quanto se gasta com o chuveiro aberto ajuda a reduzir esse tempo.

Em uma casa, uma ducha de 20 minutos o gasto de água pode chegar a 120 litros. Em um banho de 5 minutos é possível reduzir o uso para 30 litros.

Já nos apartamentos os números são mais alarmantes: um banho de 15 minutos consome 243 litros de água. Reduzindo o tempo para 5 minutos, a economia pode chegar a 162 litros.

 Atenção à descarga

 Um vaso sanitário com válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta cerca de 12 litros. Por isso, não aperte a descarga mais tempo do que o necessário.

 É também importante verificar o bom funcionamento desse mecanismo, pois uma válvula defeituosa pode gastar até 30 litros. Por essa razão, deve-se manter a válvula da descarga sempre regulada, consertando os problemas assim que forem notados.

 Não utilize também o vaso sanitário como lixeira, jogando cabelos, cigarros, papéis ou outros materiais que vão exigir que a descarga seja acionada várias vezes.

 Torneira fechada

 Uma das formas mais simples de economizar água é deixar a torneira aberta apenas em casos essenciais. Ao escovar os dentes, por exemplo, 5 minutos com a torneira deixada não muito aberta gasta aproximadamente 12 litros em casa e 80 litros em apartamento. Já se você fechar a torneira enquanto escova os dentes e enxaguar a boca com um simples copo d’água pode economizar até 11,5 litros em casa e 79 litros em apartamento.

Ao lavar a louça, 5 minutos com a torneira continuamente aberta gera um gasto aproximado de 75 litros. Se você ensaboar a louça e abrir a torneira somente para enxaguar, reduzindo o tempo para a metade (cerca de 2 minutos e meio), vai economizar 1.000 litros no final do mês (reduzindo 1 m³ de sua conta).

Já no tanque, uma torneira aberta por 5 minutos gasta 93 litros. Utilizando baldes para lavar roupas (molho e enxague), reduzindo para 3 minutos o tempo de torneira aberta, você pode economizar cerca de 1.000 litros no final do mês (reduzindo 1 m³ de sua conta). Essa água também pode ser usada na limpeza de garagens e calçadas, aumentando a economia.

Por fim, sempre se certifique se a torneira não ficou pingando após o fechamento. Uma torneira apenas gotejando desperdiça 48 litros por dia. Se a água fluir em forma de filete, desperdiça de 180 a 750 litros por dia.

Hábitos na cozinha

Além do controle da torneira, pequenas mudanças ao lavar louça colaboram para a economia de água. Você pode por exemplo limpar os restos de alimentos com guardanapo ou papel toalha e deixar a louça alguns minutos de molho, para facilitar o trabalho e ajudar a economizar. Reduzir a quantidade de detergente é outra dica importante, pois vai exigir menos tempo de enxágue. No final, jogue os resíduos no lixo e nunca no ralo da pia.

Máquinas de lavar

Uma máquina de lavar louças gasta em média 40 litros, por isso, recomenda-se o uso somente quando ela já estiver cheia.

No caso das máquinas de lavar roupa, procure usar sempre a capacidade orientada pelo fabricante, pois isso economiza água e energia. A máquina com capacidade de 5 quilos gasta 135 litros por lavagem, por exemplo.

Troque a mangueira pelo balde

Lavar calçadas com a mangueira é um hábito comum e que gera grande consumo de água: em 15 minutos são perdidos 279 litros. Uma saída é usar a vassoura para tirar a sujeira mais grossa, e reaproveitar a água da máquina de lavar roupas ou aquela em que as roupas foram deixadas de molho. Com isso, sua casa fica limpa sem desperdiçar água.

Outra situação em que a mangueira pode ser substituída pela água em baldes é na hora de lavar o carro. Se a lavagem for feita por 30 minutos com a mangueira não muito aberta, o gasto é de 216 litros de água. Com meia volta de abertura o desperdício chega a 560 litros.

Para reduzir, lave o carro somente uma vez por mês e com balde: nesse caso o consumo é de apenas 40 litros. Com a economia de até 520 litros em apenas uma lavagem, seria possível lavar 13 carros.

Use o regador

As plantas precisam de água, mas prefira sempre o regador à mangueira. Outra maneira de economizar água é regar as plantas nas primeiras horas da manhã ou no final de tarde para ter um aproveitamento maior de água, evitando a rápida evaporação nos horários de sol forte.

Encontro de final de ano da SCGÁS destaca avanços do Gás Natural em 2023 Anterior

Encontro de final de ano da SCGÁS destaca avanços do Gás Natural em 2023

Portos, aeroportos e ferrovias ganham protagonismo no governo catarinense Próximo

Portos, aeroportos e ferrovias ganham protagonismo no governo catarinense

Deixe seu comentário