logo RCN

Desafio ValeEUrobotic: estudantes desenvolvem soluções inovadoras para empresas

Na última quarta-feira (09), estudantes de diversas instituições de ensino participaram, em Blumenau, da 2ª edição do Desafio ValeEUrobotic – uma feira criativa que tem como objetivo encontrar soluções para os problemas enfrentados pela indústria – e coloca os alunos diante de questões que eles vão enfrentar no mercado de trabalho.

Ao todo, 63 equipes com 203 competidores participaram do Desafio, que contou com a participação de estudantes das cidades de Blumenau, Indaial, Pomerode e Rodeio. Neste ano, sete empresas propuseram os 10 desafios para os quais os estudantes precisam apresentar soluções. O evento, realizado no Complexo Esportivo do SESI, é uma iniciativa desenvolvida em parceria entre o SESI/SENAI de Blumenau, a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e o Simmmeb (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau, Pomerode e Gaspar) e abrange estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao ensino superior apaixonados por tecnologia.

O Desafio ValeEUrobotic foi dividido em duas categorias: Ensino Básico – competição de robôs para estudantes do 6º ao 9º anos do ensino fundamental e Ensino Médio – dividida em três subcategorias: Seguidor de linha LEGO; Seguidor de linha Pro; LEGO Sumô, além da categoria Ensino Técnico e Superior, com a apresentação de soluções para 10 desafios propostos por indústrias da região.

A competição foi bastante acirrada na categoria “Seguidor de Linha Lego”, e rendeu reconhecimento à Equipe Techminas da EEB Pedro II, que conquistou o 3° lugar. Já na categoria “Seguidor de Linha Pró”, a vitória foi para a Equipe Magnatec da EEB Pedro II, garantindo o 1° lugar, seguida pela Equipe Clube SEV da EEB Senador Evelásio Vieira, que ficou com o 2° lugar.

14 08 23 Desafio ValeEurobotic 2

Para o diretor da escola Pedro II – primeiro lugar na categoria “Seguidor de Linha Pró”-, Arquimedes Alves dos Anjos, a competição contribuiu para o crescimento dos alunos, uma vez que eles tiveram a oportunidade de vivenciar a construção de um robô, aprender programação e ainda puderam interagir com outros estudantes. “Os alunos aprenderam a trabalhar em equipe e no espaço maker do Pedro II, nós buscamos capacitar e preparar os nossos alunos para a interação do meio tecnológico, abrindo novas oportunidades para eles”, explica.

Segundo a professora orientadora do Espaço Maker Pedro II, Cíntia Barthel Zimmermann, participar do Desafio foi mais que uma vitória, foi o resultado de um trabalho árduo, de muita dedicação e persistência por parte dos alunos. “Eles sabiam montar, desmontar, remontar, soldar e programar o robô sem a interferência do professor orientador Timóteo Monteiro”, conta. A orientadora falou ainda do orgulho da escola em participar pela primeira vez de uma competição de robôs. “Entramos com duas categorias e levamos as duas ao pódio. “A maior alegria foi quando os alunos passaram o primeiro Round e, seguros do que estavam fazendo, decidiram aumentar a velocidade do robô”, conta, emocionada.

Outra escola premiada foi a Senador Evelásio Vieira. “Esse campeonato é de grande importância, no sentido de favorecer aos estudantes do Ensino Médio, condições de construir um robô carrinho seguidor de linha Pro através dos conceitos aprendidos na disciplina de Física, bem como investigar as ferramentas tecnológicas e científicas disponíveis”, destaca a professora de Física, Cátia Cilene Voss Dolberth.

“Quanto à gestão escolar, é uma honra que nossos estudantes e professores participem de eventos como o ValeEUrobotic, que promovem inovação e transformação na vida dos nossos queridos estudantes, destaca a assessora de direção da escola Senador Evelásio Vieira, Liliam Cristiane Beal.


Fundação Catarinense de Cultura realiza última audiência pública da Lei Paulo Gustavo em SC Anterior

Fundação Catarinense de Cultura realiza última audiência pública da Lei Paulo Gustavo em SC

Temporal assustador de granizo atinge cidades de SC; veja imagens Próximo

Temporal assustador de granizo atinge cidades de SC; veja imagens

Deixe seu comentário