logo RCN
FORMAS DE PAGAMENTO

Ferry boat entre Itajaí/Navegantes implementa pagamento via Pix

  • - Medida vale a partir de 22 de fevereiro; assunto foi discutido em audiência pública proposta pelo deputado Napoleão Bernardes FOTO: Solon Soares/Agência AL

Antes da implementação dessa medida, a aquisição de bilhetes era restrita ao formato presencial, no local de embarque, sendo necessário o uso de dinheiro em espécie

A partir de 22 de fevereiro, o ferry boat que realiza a travessia entre Itajaí e Navegantes oferecerá aos usuários a opção de pagamento antecipado da tarifa por meio do Pix, utilizando um aplicativo específico para smartphones. A iniciativa, anunciada pela empresa NGI Sul, encarregada da operação do sistema, atende parcialmente a uma antiga demanda dos passageiros e lideranças políticas locais.

Antes da implementação dessa medida, a aquisição de bilhetes era restrita ao formato presencial, no local de embarque, sendo necessário o uso de dinheiro em espécie. Essa prática, alvo de contestações há vários anos, não acompanha a tendência de redução do uso de papel-moeda no comércio. A questão foi amplamente discutida em uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa (Alesc) em agosto do ano passado.

"Sem dúvida, a medida representa um avanço significativo e atende a uma das demandas apresentadas ao governo do Estado e à concessionária: a adoção de métodos de pagamento mais modernos e ágeis. Contudo, é apenas o ponto de partida para as mudanças necessárias no serviço. Continuaremos pleiteando melhorias para um transporte mais eficiente e condizente com as necessidades da população", declara o deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD).

O parlamentar, proponente da audiência pública, liderou a formação de uma força-tarefa, em parceria com membros do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público Estadual, para exigir a implementação de melhorias no ferry boat. Em dezembro, a Alesc aprovou um projeto de lei que torna obrigatória a oferta de diferentes meios de pagamento nas travessias fluviais, incluindo Pix e cartão de débito ou crédito. "A lei aguarda apenas a sanção do governador para entrar em vigor. Esperamos que, em breve, a concessionária aceite também cartões de crédito ou débito", destaca Bernardes.

Operado há quase 40 anos pela mesma empresa, mediante autorização do governo do Estado e sem um contrato formal, o serviço de ferry boat é considerado precário, ocorrendo por tempo indeterminado. Isso dificulta a fiscalização adequada por parte do poder concedente e dos órgãos de controle. "Existe uma decisão judicial que obriga o Estado a realizar uma licitação e estabelecer um contrato de prestação de serviço com direitos, deveres e mecanismos para avaliação de qualidade. Vamos cobrar para que isso ocorra neste ano", conclui Bernardes.

Procedimento do Pagamento via Pix

Para utilizar o novo método de pagamento, os usuários devem baixar o aplicativo SI.GO, disponível na App Store ou Google Play. Após o cadastro e a seleção das cidades de Itajaí/SC e Navegantes/SC, será gerado um QR Code automaticamente durante o processo de pagamento via Pix. O encarregado pela cobrança realizará a leitura do código na tela do celular dentro da embarcação. A concessionária recomenda que a compra seja efetuada enquanto os usuários estiverem na fila ou mesmo antes de se dirigirem ao ferry boat.

Líder do setor de proteína catarinense critica piora na infraestrutura de logística Anterior

Líder do setor de proteína catarinense critica piora na infraestrutura de logística

Recém empossado como titular da Secretaria de Portos e Aeroportos esteve nos dois terminais aéreos do sul catarinense Próximo

Recém empossado como titular da Secretaria de Portos e Aeroportos esteve nos dois terminais aéreos do sul catarinense

Deixe seu comentário