logo RCN

Fiscais do Imetro-SC recebem capacitação para fiscalização de fios e cabos elétricos

Fiscais da área da Qualidade do Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) participaram do treinamento sobre tecnologias para a fiscalização de fraudes em fios e cabos elétricos. O curso, realizado na Regional de Tubarão, no Sul do Estado, contou com a participação de profissionais de todas as regionais e da sede.

O presidente do Imetro, Alexandre Soratto, alerta que as fraudes vêm ocorrendo tanto no diâmetro, quanto na composição dos produtos. “A mistura de outros metais ao cobre é algo muito perigoso, pois pode causar superaquecimento na fiação, podendo chegar a curto circuitos e até incêndios. Capacitações como está são fundamentais para manter a competência de nossos fiscais”, explica.

O curso foi oferecido pelo Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminados de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo, Sindicel, representado pelo advogado Ricardo Penteado e pela Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos, Qualifio, representada pelo engenheiro elétrico Matheus Jorge.

Normas

fiscalização de fios e cabos elétricos

Fios e cabos que são utilizados em instalações elétricas devem estar de acordo com as normas do Inmetro. E um dos requisitos é que o condutor elétrico deve ter a quantidade de cobre ideal para que a condução de energia seja feita da maneira segura. Caso o condutor elétrico possua menos cobre do que o indicado, além de conduzir menos energia, ele também causará perdas com o gasto excessivo de eletricidade e acidentes.

Os condutores elétricos certificados devem ter obrigatoriamente o selo Inmetro em sua embalagem, bem como a respectiva identificação do órgão certificador do produto – OCP, que deve ter as características especificadas nas normas da ABNT vigentes do produto.

Doação

Assinatura Termo de Doação
Assinatura Termo de Doação
Assinatura Termo de Doação

Na oportunidade, o presidente do Imetro, Alexandre Soratto e o diretor de Fiscalização e Qualidade, Maurício Nazário, receberam do Sindicel a doação de um microhmímetro digital, aparelho que mede a resistência elétrica de fios e cabos elétricos. “É um instrumento que vai nos garantir a qualidade e precisão nos resultados de medição e será muito importante para agilidade do trabalho dos fiscais em campo”, salienta o diretor de fiscalização da qualidade do Imetro, Maurício Nazário.


Chuva intensa volta a cair em SC e pode chegar a 100mm, alerta Defesa Civil Anterior

Chuva intensa volta a cair em SC e pode chegar a 100mm, alerta Defesa Civil

Governo de Santa Catarina encaminha ajuda humanitária para atingidos por enchente em Taió Próximo

Governo de Santa Catarina encaminha ajuda humanitária para atingidos por enchente em Taió

Deixe seu comentário