logo RCN
SEBRAE

Sebrae/SC busca inspiração em Barcelona para promover cidades inteligentes

  • - Representantes do SEBRAE em visita à Barcelona

Representantes do Sebrae de Santa Catarina estão em Barcelona esta semana em uma missão técnica para promover o desenvolvimento de cidades inteligentes em Santa Catarina. A missão conta com a participação de gestores públicos de municípios que integram o Programa Cidade Empreendedora em Santa Catarina, como prefeitos e secretários municipais, além de representantes de universidades, presidentes de associações empresariais e diretores de centros de inovação. Durante a missão, o Sebrae busca uma aproximação com o ecossistema de Barcelona e participa da Smart City Expo World Congress 2023, que encerra na quinta-feira (9).
Segundo Carlos Henrique Ramos Fonseca, diretor superintendente do Sebrae/SC, a missão técnica busca vivenciar a referência internacional na temática de desenvolvimento de ecossistema, que utiliza a verticalização e especialização como estratégia de atuação para alavancar o empreendedorismo inovador. “A Smart City 2023 reúne mais de 24 mil pessoas de 140 países diferentes, sendo um momento oportuno para que o Sebrae/SC e os gestores públicos catarinenses possam compartilhar experiências, adquirir novos conhecimentos e ter acesso a projetos de vanguarda que possam embasar a discussão sobre o futuro das cidades inseridas no Programa Cidade Empreendedora a partir das perspectivas mais inovadoras”, comenta ele.
O projeto de Planejamento de Ecossistema de Inovação pelo Sebrae/SC, desde 2021, busca apoiar, junto de outras entidades, os ecossistemas catarinenses para que possam conectar atores e priorizar os setores produtivos-tecnológicos estratégicos de cada município. Hoje, a instituição participa ativamente de 25 ecossistemas catarinenses com suas estratégias em execução, envolvendo mais de 30 municípios, e, para apoiar ainda mais o projeto, uma das estratégias é desenvolver e implantar uma metodologia para especializar os 15 Centros de Inovação e conectá-los com os ecossistemas já implantados.

A criação de ambientes favoráveis à inovação, o fortalecimento das parcerias público-privadas e os estímulos ao empreendedorismo local são alguns dos caminhos que os municípios de Santa Catarina podem explorar junto ao Sebrae a partir dos insights que a missão proporcionará. Essas ações tendem a resultar na geração de empregos, no impulsionamento do desenvolvimento econômico e na melhoria da qualidade de vida para todos os cidadãos.

Aeroporto de Florianópolis ganha terceira rota cargueira para Miami Anterior

Aeroporto de Florianópolis ganha terceira rota cargueira para Miami

Deputada Daniela Reinehr (PL) questiona Ministério da Justiça se Lula possui registro no Sistema Nacional de Armas Próximo

Deputada Daniela Reinehr (PL) questiona Ministério da Justiça se Lula possui registro no Sistema Nacional de Armas

Deixe seu comentário