logo RCN

Semana começa com previsão de 4ª onda de chuva em SC

A Defesa Civil de Santa Catarina segue em estado de alerta diante da previsão de retorno gradativo da chuva a partir deste domingo (15). O quadro preocupa diante do cenário no Estado, que já estava em alerta para inundações, e volta a ficar com risco alto para prejuízos causados pelo tempo. As previsões das estações de climatologia indicam chuva é fraca e distribuída na maioria das regiões do estado ao longo do dia. A única região com alerta para chuva forte e temporais isolados é o Grande Oeste.

Já nesta segunda-feira (16), de acordo com a previsão, há chances de temporais em todas as regiões de Santa Catarina, por conta da ação de uma massa de ar quente e úmido que vem da Amazônia. Regiões que já enfrentam condição de enchentes podem novamente enfrentar problemas, por conta de os rios já estarem cheios e muitas áreas ainda com acúmulo de água.

Os volumes de chuva entre este domingo (15) e quarta-feira (18) podem variar entre 40 e 100 milímetros dependendo da região. As regiões que merecem mais atenção são o Vale do Itajaí; Planalto Norte; Serra (na região de Lages); Serra do Mar (região da BR-376). Além de alagamentos, a Defesa Civil alerta para o grande risco de deslizamentos principalmente em regiões próximas de morros e encostas e em áreas próximas de rios, onde novamente ocorrem condições de inundações.

Ao contrário do final de semana, quando as temperaturas ficaram relativas baixas, desta vez a chuva chega junto com calor. No período da tarde desta segunda, o Extremo Oeste e o Litoral Sul podem ter máximas de até 32 graus e nas demais regiões os termômetros chegam à 27 grais nos momentos de máximas. Depois, ao longo da semana as temperaturas voltam a cair.

De acordo com Ronaldo Coutinho, da estação de climatologia Climaterra, será a 4ª onda de chuva que começou no dia 4 de outubro e deve se prolongar até o começo do mês de novembro. Há regiões no estado que em pouco mais de uma semana já registraram mais de 400 milímetros de chuva.  


Mais de 26 mil pessoas estão desabrigadas em SC e Taió decreta calamidade pública por conta das chuvas Anterior

Mais de 26 mil pessoas estão desabrigadas em SC e Taió decreta calamidade pública por conta das chuvas

Brasileiros podem deixar Faixa de Gaza nesta segunda-feira Próximo

Brasileiros podem deixar Faixa de Gaza nesta segunda-feira

Deixe seu comentário