logo RCN

Com derrota iminente no Marco Temporal, governo de SC estuda propor acordo a indígenas

Julgamento no STF está em andamento

O governo de Santa Catarina vive momentos decisivos na tarde desta quarta-feira (20). Com um placar de 5 a 2 contrário no STF no julgamento do Marco Temporal, o Executivo analisa caminhos jurídicos a serem adotados. Uma das possibilidades é a apresentação de um acordo dentro do processo aos indígenas. O governo de SC foi quem entrou com o pedido no Supremo alegando a tese do Marco Temporal.

Falta apenas um voto para que o STF forme maioria contra o Marco Temporal. Assim, terras hoje pertencentes a proprietários rurais em Santa Catarina podem ser consideradas áreas indígenas.

O governo do Estado, então, pensa em alternativas para amenizar o impacto da decisão. O voto do ministro Alexandre de Moraes prevê que os indígenas seriam indenizados pelo governo federal nas áreas em discussão. Porém, apenas dois ministros seguiram o entendimento dele.

O governador Jorginho Mello tem participado ativamente das discussões durante a tarde desta quarta, enquanto o julgamento ocorre no STF. Um procurador do Estado está no plenário do Supremo acompanhando a sessão. Caso a opção seja pelo acordo, uma petição precisa ser apresentada ainda durante a sessão.


Jorginho assina filiação de prefeito ao PL na Grande Florianópolis Anterior

Jorginho assina filiação de prefeito ao PL na Grande Florianópolis

Quem são os secretários que vão acompanhar Jorginho na viagem aos Emirados Árabes Próximo

Quem são os secretários que vão acompanhar Jorginho na viagem aos Emirados Árabes

Deixe seu comentário