logo RCN

Deputado bolsonarista de SC engrossa coro de governo Lula e ataca juros altos

Parlamentar teve pedido aprovado para convocar presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a audiência na Câmara


O deputado federal catarinense Jorge Goetten engrossou o coro contra os juros altos, tema que vem sendo defendido nos últimos meses por lideranças do governo Lula. Goetten é do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro e que faz oposição à atual gestão federal.

O parlamentar de SC teve nesta semana um pedido aprovado para convocar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para uma audiência pública na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados. A intenção é discutir os efeitos dos juros altos e da inflação na atuação de micro e pequenas empresas. Ainda não há data para que a audiência com o executivo do BC ocorra. Na próxima quinta-feira (10), Campos Neto irá ao Senado para uma sessão em que também deve falar sobre a taxa de juros.

Nesta semana, o Banco Central anunciou redução de meio ponto percentual na taxa Selic, que passou de 13,75% para 13,25%. Este foi o primeiro corte da taxa básica desde agosto de 2020. A redução ocorre após meses de pressão do próprio presidente Lula e de lideranças ligadas ao governo, que defendiam a diminuição dos juros como forma de estimular a movimentação econômica no país.

A assessoria de Jorge Goetten afirma que o parlamentar sabe que o tema é polêmico, mas que ele não abre mão do seu ponto de vista e que vem defendendo a redução dos juros em discursos na tribuna da Câmara desde março deste ano. A defesa de uma taxa básica menor para a economia do país é apontada como um posicionamento independente de governo.

O deputado afirma que o corte de 0,5 ponto percentual está bem longe do ideal.

— Continuamos sendo o país com a maior taxa de juros reais do mundo. Não tem cabimento, a inflação está em queda — sustentou o parlamentar, em material de divulgação.

Em maio deste ano, em discurso na Câmara, o parlamentar disse que a taxa Selic daquela data era “pornográfica, desumana e sem justificativa”.

Relação com bolsonarismo

Goetten é filiado ao PL, apoiador de Jair Bolsonaro e acompanhou o ex-presidente na recente visita ao Estado, no último fim de semana. Apesar disso, já se envolveu em polêmicas no partido como ao se posicionar contra bloqueios de estradas após a eleição de 2022 e não ter assinado no primeiro momento um requerimento para abertura de uma CPI sobre os atos de 8 de janeiro, em Brasília.

Em outras ocasiões, adotou posturas contrárias ao governo federal, como o voto pela rejeição da reforma tributária, acompanhando orientação do PL e de Bolsonaro, e a apresentação de uma PEC para barrar a indicação de advogados, ministros e pessoas com relação pessoal com o presidente para o Supremo Tribunal Federal. A proposta surgiu após a indicação de Cristiano Zanin, ex-defensor de Lula na Operação Lava-Jato, que tomou posse esta semana na Suprema Corte.


Lula marca viagem a Santa Catarina; saiba quando Anterior

Lula marca viagem a Santa Catarina; saiba quando

Com coronel do Exército cotado para a SAP, policiais penais fazem carta aberta a Jorginho Próximo

Com coronel do Exército cotado para a SAP, policiais penais fazem carta aberta a Jorginho

Deixe seu comentário