logo RCN

Jorginho receberá Eduardo Braga e governadores do Sul em meio a “pegadinha do Sudeste”

Encontro ocorrerá em setembro em Florianópolis

O governador Jorginho Mello (PL) receberá no dia 11 de setembro, em Santa Catarina, o senador Eduardo Braga, relator da Reforma Tributária, e os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSB), e do Paraná, Ratinho Junior (PSD), além dos secretários da Fazenda dos três estados.

Os estados do Sul têm unido esforços no debate sobre a Reforma Tributária, especialmente depois que o Sudeste conseguiu impor o fator populacional na Câmara para aumentar a própria participação no Conselho Federativo, que fará a distribuição dos recursos arrecadados. Como são os estados mais populosos, isso representa uma vantagem sobre os demais. A manobra tem sido chamada de “pegadinha do Sudeste”.

O encontro dos três governadores do Sul em Florianópolis, a portas fechadas, vai debater pontos da Reforma que ainda incomodam os três estados. Jorginho disse à coluna que saiu preocupado da reunião dos governadores no Senado, nesta terça-feira (29).

– Vamos esclarecr definitivamente os pontos que nos intrigam.  A reforma está avançando, e ainda temos dúvidas. Fui senador com o Eduardo Braga, tenho uma boa relação com ele, e ele vai fazer essa visita para podermos afinar – disse o governador, logo após o encontro em Brasília.

Único senador a ter sido eleito governador nas últimas eleições, Jorginho tem a vantagem de transitar bem no Senado. Um dos pontos que o preocupam é justamente a formação do Conselho Federativo.

– Qual o papel do “conselhão”? Vai ser o juiz de garantias? Não queremos mais Brasília e menos Brasil. Se for assim, mais vale deixar o Senado ser o órgão que vai fazer esse papel – pontuou.

Outra questão levantada pelo Governo de Santa Catarina diz respeito ao Fundo de Desenvolvimento Regional, que deve ser destinado especialmente à região Nordeste, para financiar ações sociais. O governador defende que cada Estado precisa ter sua parte do FDR, destinada a demandas como infraestrutura, inovação e tecnologia.


SC firma acordo com IBGE para reduzir conflitos e erros nos limites entre os municípios Anterior

SC firma acordo com IBGE para reduzir conflitos e erros nos limites entre os municípios

Entidade empresarial de Joinville apoia criação de novo ministério anunciado por Lula Próximo

Entidade empresarial de Joinville apoia criação de novo ministério anunciado por Lula

Deixe seu comentário