logo RCN

Projeto que revoga desconto de 14% dos aposentados tem novo freio na Alesc

A proposta leva assinatura de 14 parlamentares.

Relator do projeto de lei que revoga o desconto de 14% dos aposentados de SC na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o deputado Pepe Colaço (PP) apresentou voto a favor da proposta do deputado Fabiano da Luz (PT) nesta terça-feira (3). Porém, o debate foi novamente travado, desta vez pelo novo líder do governo, deputado Ivan Naatz (PL). Curiosamente, ele assina o projeto como co-autor – a proposta leva assinatura de 14 parlamentares.

No momento do pedido de vista, o projeto já tinha quatro manifestações favoráveis e se encaminhava para aprovação na CCJ.

A discussão ganhou novas nuances depois que entrou em cena a proposta do governo para mexer no desconto de 14%, que, embora ainda não tenha chegado oficialmente à Alesc, já foi anunciada pelo governador Jorginho Mello (PL). Naatz disse que é preciso dar oportunidade ao governo para apresentar uma solução. Vale lembrar que a rediscutir o desconto de 14% foi uma das promessas de campanha do governador.

O deputado Fabiano da Luz defende que a sua proposta vai isentar de desconto 64% dos aposentados – todos os que ganham menos do que o teto do INSS, e que passaram a contribuir a partir da reforma da previdência de Carlos Moisés, em 2021. Já o projeto do governo isenta totalmente 16% dos aposentados, mas inclui reduções proporcionais para os demais.

Nesta quarta-feira, a Comissão de Finanças da Alesc fará uma audiência pública para discutir o desconto. Presidente da comissão, o deputado Marcos Vieira (PSDB) diz que pretende chegar a um consenso. A audiência deve movimentar o Legislativo: a Assembleia Legislativa prepara transmissão por telões no hall e no auditório Antonieta de Barros, prevendo lotação no plenário.


Cotados para serem vice de Topazio, filhos de Jorginho estão inelegíveis Anterior

Cotados para serem vice de Topazio, filhos de Jorginho estão inelegíveis

A convite de Ex Presidente Bolsonaro e Governador Jorginho Melo, prefeito André Moser assina ficha do PL Próximo

A convite de Ex Presidente Bolsonaro e Governador Jorginho Melo, prefeito André Moser assina ficha do PL

Deixe seu comentário