logo RCN

Agosto Lilás: Educação SC realiza ações de conscientização no combate à violência contra a mulher

Com o objetivo de conscientizar a população e combater a violência contra a mulher foi criada, em 2011, a campanha “Agosto Lilás”. O movimento nacional busca promover o diálogo e a reflexão sobre a importância do respeito e da igualdade de gênero em nossa sociedade. A norma estabelece que a União, os estados e os municípios deverão promover ações de conscientização e esclarecimento sobre as diferentes formas de violência contra a mulher durante o mês de agosto.

O "Agosto Lilás" teve origem como uma homenagem à Maria da Penha Maia Fernandes. Em 1983, ela sofreu uma tentativa de feminicídio por parte de seu então marido, que a deixou paraplégica após dois atentados. A história de Maria da Penha inspirou a criação da Lei homônima, que entrou em vigor em 2006 e se tornou um marco no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

A Secretaria de Estado da Educação (SED) também está participando da campanha por meio da divulgação de materiais informativos em parceria com o Tribunal de Justiça e com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Entre os conteúdos disponibilizados está a campanha "Violência doméstica - não se cale!", do MPSC. A iniciativa visa disseminar informações sobre os diversos tipos de violência, desde a física até a psicológica, moral, sexual e patrimonial, destacando a importância de reconhecer os sinais de agressão e de denunciar qualquer forma de abuso.

Denuncie!

As vítimas ou testemunhas de violência contra a mulher podem denunciar o crime através do Disque 180. Este é um serviço gratuito e confidencial que oferece atendimento e orientação 24 horas por dia, todos os dias da semana. Além disso, as delegacias especializadas da mulher (DEAMs) estão preparadas para acolher e investigar casos de violência de gênero.

Em caso de emergência, você também pode ligar para a Polícia Militar no número 190. As denúncias também podem ser feitas online, por meio do site da Polícia Civil de Santa Catarina ou através portal do MPSC.


Número de turistas estrangeiros cresce mais de 120% em Santa Catarina Anterior

Número de turistas estrangeiros cresce mais de 120% em Santa Catarina

Agosto dourado: Corpo de Bombeiros Militar compartilha dicas em caso de engasgo por leite materno Próximo

Agosto dourado: Corpo de Bombeiros Militar compartilha dicas em caso de engasgo por leite materno

Deixe seu comentário