logo RCN

Deputados formam Bancada do Vale do Itajaí e elencam obra bilionária como prioridade

Ao todo, nove parlamentares formarão o grupo da região na Assembleia Legislativa de Santa Catarina

O Vale do Itajaí passa a contar a partir desta quarta-feira (23) com uma bancada regional na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Nove deputados estaduais vão integrar o grupo, que definiu como prioridade as pautas sobre mobilidade urbana da região.

O foco principal da nova bancada regional será a obra do chamado Corredor Litorâneo, que prevê uma rodovia paralela à BR-101 entre Joinville e Biguaçu, com a intenção de criar uma alternativa para o trânsito da região do Vale do Itajaí e Litoral Norte.

A obra tem custo estimado de R$ 6 bilhões, segundo o estudo de viabilidade técnica e ambiental. A licitação para os projetos executivos já foi concluída, mas os contratos ainda não foram assinados pelo governo do Estado, que ainda avalia o tema.

A rodovia teria seis pistas e, segundo os primeiros estudos, poderia reduzir em 60% o tempo de deslocamento no trecho de Joinville a Biguaçu.

Além deste tema, a primeira reunião da bancada do Vale discutiu a construção e manutenção de barragens no Alto Vale, estruturas importantes na proteção contra cheias em cidades de toda a região.

Com os nove deputados, a bancada do Vale se iguala à do Oeste e ambas passam a ter o maior número de representantes da Alesc.

A primeira reunião ocorreu na manhã desta quarta, no gabinete da deputada Paulinha, que coordenou a criação do grupo a pedido do presidente da Alesc, Mauro de Nadal (MDB). Os próximos encontros do colegiado devem ser mensais. O primeiro coordenador da bancada do Vale será o deputado Emerson Stein (MDB), ex-prefeito de Porto Belo. O vice será Oscar Gutz (PL).


Confira os integrantes da bancada regional do Vale do Itajaí


Ana Campagnolo (PL)

Carlos Humberto (PL)

Egídio Ferrari (PTB)

Emerson Stein (MDB)

Ivan Naatz (PL)

Marcos da Rosa (União)

Napoleão Bernardes (PSD)

Oscar Gutz (PL)

Paulinha (Podemos)


Morre ex-ministro Francisco Dornelles, aos 88 anos Anterior

Morre ex-ministro Francisco Dornelles, aos 88 anos

Emenda em Joinville quer eliminar possibilidade de afastamento relâmpago de prefeito Próximo

Emenda em Joinville quer eliminar possibilidade de afastamento relâmpago de prefeito

Deixe seu comentário